Vales

| Um comentário · Comentar
Antes de começar a escrever esse artigo, vou definir o público-alvo dele. Poderia fazer isso em uma introdução mais complexa e cheia de adornos, mas para evitar que se percam os pensamentos que serão dispostos nesse artigo, já de antemão defino que o conteúdo desse texto pode acrescer à vida das pessoas que são cristãs e que por algum motivo acreditam estar com a vida espiritual um pouco abalada. Se você se encontra dessa maneira, peço para que você leia os próximos parágrafos. Do contrário eles poderão não atingir seus objetivos de leitura.

Primeiramente saiba que eu também passo por "vales" espirituais. Realmente às vezes não sintia a vontade que dantes eu tivera para orar ou louvar, e até mesmo para cultuar a Deus. Eu não sou sinônimo de um crente que foi sempre e totalmente fiel, e sempre desconfie quando alguém diz o contrário. Isso porque todos nós (sim, TODOS nós, até pastores e ministros de louvor) já passamos momentos em nossas vidas que a presença de Deus está bem longe de nós, o que anula qualquer hipótese de haver alguém que tenha sido cem por cento fiel nessa Terra.

Nem você, nem eu e nem ninguém nessa Terra nasceu para vencer, e acreditar que isso é verdade pode não fazer bem para a sua vida cristã. Isso porque pensar dessa forma condiciona você achar que nunca passará por desertos, nunca terá que mergulhar em um rio sujo ou nunca terá que enfrentar a vergonha de ser humilhado por ser cristão. E muitas vezes, se você não souber com lidar com esses empecilhos, isso destruirá a tua fé, uma vez que você sempre achou que iria vencer, impondo aos desertos ou vales o significado de derrota. Outras vezes, se você acreditar cruamente que só irá vencer nessa vida haverá a possibilidade de você esquecer a sua dependência integral de Deus.

Portanto você precisa entender que não irá vencer, mas que haverão lutas, e nelas você tem que sempre reconhecer que existe um Deus que zela por você, e por fim Ele te entregará a vitória. Percebe a diferença ou a forma correta de pensar a respeito da vitória cristã? Não é você que vence alguma luta, pois a vitória quem entrega é Ele. Então se você acha que é vencedor, tome muito cuidado com isso, pois Ele é o vencedor.

Esse fato embasa ainda mais a afirmativa de que no plano vertical, Deus é o pai, e todos nós somos irmãos. Todos nós (eu, você, pastores, cantores) estamos expostos ao mesmo inimigo, e somos filhos de um mesmo pai. Todos nós estamos na mesma condição. Parta desse princípio bíblico para saber que o querer ter uma caminhada cristã ou crescimento espiritual além de suas expectativas, depende tão somente de você.

Vou fazer uma comparação que vai intensificar essa realidade na tua vida. Pense agora em algo que, aí onde você tá, você não faria. Sei lá, gritar ou derrubar seu computador no chão. Você sabe que você pode fazer isso, mas não quer, e não o faz.

Infelizmente você também sabe o que tem que fazer para sair desse "vale" espiritual, e se você está tentando esquivar seus pensamentos a respeito das alternativas que você sabe que existem para crescer espiritualmente, vou expô-las aqui: oração, consagração, adoração, jejum. Se desde o tempo que você está lendo esse artigo, você tivesse agido com sinceridade em oração à Deus, tenha certeza de que Ele estaria te ouvindo, mas uma das primeiras características de alguém que está fraco na fé é, no mínimo, a ausência de oração.

Você pode dizer que está passando por coisas difíceis na sua vida, na sua família, no seu trabalho, colégio, escola, igreja, ministério, amigos, e que isso está afetando a tua vida espiritual. Quero te dizer que esse é o vale que Deus está colocando no teu caminho, que esse é um deserto que está presente na tua vida, mas que acima de tudo é permissão de Deus. Não sei se você percebeu, mas até esse texto pode estar sendo usado por Ele para desamarrar as pregas espirituais que não te permitem ver que isso faz parte do plano dEle na tua vida.

O possível declínio espiritual que você tem é originado na tua falta de percepção de que fatos que afligem a tua alma são oriundos da permissão de Deus, e servem para você buscar mais a presença dEle e o consolo gratuito que vem da parte dEle, e não para te afastar dEle. Use os problemas para aumentar a tua busca por Deus em oração, consagração.

Ao final, você saberá que isso tudo teve um grande propósito. Creia nisso. Deus permitiu que Daniel fosse humilhado e jogado de comida para os leões para então usar a vida e o testemunho de Daniel para alcançar aquele reinado. Permitiu que Sadraque, Mesaque e Abdnego fossem lançados na fornalha para livrá-los da morte e mostrar a Nabucodonosor que era Deus Emanuel. Foram vales e desertos permitidos por Deus para que, ao final, viessem os grandes propósitos do Senhor.

Pois você não será abalado, caso confiar no Senhor. Então confie, e faça a tua parte.
markinhos.com